Isto é uma ideia óbvia, que muitas outras pessoas já tiveram antes de mim, em São Paulo como em várias outras partes do mundo. O minhocão, para quem não vive em São Paulo, é um viaduto implantado de maneira totalmente catastrófica em volta do centro da cidade nos anos 70, destruindo o tecido social de vários bairros. Hoje, forma um "atalho" entre o leste e oeste da cidade, porque permite evitar o centro. Forma, diríamos, um micro-rodoanel.

A questão é de saber o que aconteceria se o minhocão não existisse. Entupiria o centro da cidade, como se temia na época em que foi criado? Eu me pergunto se ao contrário o minhocão não induz mais circulação, e que sem ele o fluxo de carros, em vez de se descarregar nas ruas do centro da cidade, não diminuiria, simplesmente.

O que fazer com o minhocão inutilizado então? Destruí-lo seria gastar mais dinheiro em vão, então porque não transformar ele em um parque gigantesco? O centro da cidade seria transformado, ganharia um cinto verde. Abrindo buracos e escadas, daria até para iluminar um pouco a avenida em baixo. E o prazer de circular a pé e de bicicleta no minhocão no domingo, que aconselho muito provar se você não conhece, seria permitido todos os dias.

Onde já foi feito algo similar:

  • New York: Um antiga linha de trem elevada foi reconvertida em parque suspendido
  • Singapore: O centro da cidade passou por um processo incrível de limpeza e incentivo ecológico, e é hoje a megacidade mais "verde" do mundo.