Esboços para uma casa

Esboços para uma casa

Aqui está uma proposta de casa que fiz com a Maíra um tempo atrás. Está baseada nos seguintes conceitos:

  1. Não há necessidade de construir 4 pavimentos, como pedido inicialmente. O terreno é bastante grande (760m²) para poder fazer algo mais baixo.
  2. Nos pareceu melhor adotar uma configuração de "páteo" (os cômodos em volta de um jardim central) em vez de "torre" (os cômodos empilhados), porque daqui alguns anos terão vizinhos e as fachadas da casa estarão olhando para as paredes dos vizinhos, e também para aproveitar melhor o terreno grande e o belo paisagismo que daria para fazer nele.
  3. Na região nordeste, devido ao calor, os cômodos mais agradáveis são os que ficam adossados ao solo, porque a inércia do solo mantém o frescor. Nos parece melhor usar esses lugares privilegiados para quartos do que para carros.
  4. O páteo pode virar um tipo de "vale verde", formando taludes com a terra retirada das escavações, reaproveitando ela.
  5. Trabalhando em meio-níveis, a gente consegue um projeto muito paisagístico com pouquíssimas escadas e que fica muito baixo (a cota máxima está em 4.50m em relação à rua)

Fizemos então alguns desenhos de uma solução que imaginamos para a casa:

Este é uma vista geral da proposta. Botamos muito foco na vegetação, porque o terreno é grande e representa uma oportunidade muito boa de fazer um projeto muito integrado à natureza. Os blocos que contem os diferentes cômodos são protegidos por lajes ou telhados verdes, e tudo se abre para dentro, em volta de um "vale verde" central. Os carros ficam simplesmente abrigados em baixo de uma cobertura, liberando os espaços mais interessantes para usos melhores.

A imagem acima mostra a implantação (a rua está a esquerda). 1 é a entrada dos carros, 2 o "vale verde", 3 a aba principal, 4 a cobertura para os carros

A imagem acima mostra a entrada, a cobertura para os carros (que pode ser leve, metálica ou madeira), e no fundo, a entrada da casa. Atras da cobertura dos carros aparece a "torre" com a suíte principal

Acima está a planta do térreo. 1 é o estacionamento coberto para 4 carros, 2 contém área de serviço, lavabo, etc, 3 é uma cozinha semi-fechada que dá no 4, sala de jantar e 5, sala de estar. Todos esses espaços estão na cota 0, ou seja no nível da rua. O 6 é um estar íntimo, situado meio-nível mais baixo (cota -1.50).

Acima está a planta do andar superior, situado na cota +1.50 (meio-nível para cima). O único espaço a este nível é a suíte principal (5). As janelas ficam em cima das coberturas 3 e 4, que podem também ser telhados verdes (alias, isso providenciaria uma isolação térmica fantástica)

Este é a planta do subsolo (nível -1 em relação à rua, ou +/- cota -2.50). 1, 3, 4 e 5 são quartos, 2 são banheiros e 6 é um espaço aberto de convivência. Se chega aqui passando pela sala íntima (n°6 na planta do térreo). Todos os espaços estão abertos para o "vale verde" e nenhum quarto olha diretamente num outro quarto. Os banheiros recebem luz e ventilação pelo teto (eles estão um pouco fora da projeção dos pavimentos superiores)

Este é a vista do "vale verde", com a sala intima + suíte principal a esquerda, o bloco principal com quartos, cozinha, salas de jantar e estar a direita. Entre os dois terão as escadas.