Serra da Cantareira, São Paulo, SP - 15km

Ver esta trilha no Google Maps

Comprimento 15km (ou 8km somente até a pedra grande) ida e volta. Dificuldade: média

Por alguma razão nunca cheguei a postar esta trilha embora seja a coisa mais fácil para quem mora em São Paulo. Faço esta trilha com frequência. Ela atravessa o Parque Estadual da Cantareira. Esta trilha liga dois núcleos (entradas) do parque, mas tem 3 outros núcleos ao redor, cada um com trilhas próprias. Do que eu saiba, somente este dois núcleos, Pedra Grande e Águas Claras, estão interligados.

A entrada do parque estadual é paga, custa R$ 15 no momento em que escrevo este texto. A entrada do núcleo da Pedra Branca fica alguns metros a direita do portão principal do parque Horto Florestal. O parque da Cantareira só abre nos fins de semana e nas férias escolares. Não tem comida dentro do parque, mas tem água e banheiros nas entradas e na pedra grande.

O percurso entre a entrada do Núcleo da Pedra Grande e a própria pedra grande faz em torno de 4km, ou 8km ida e volta, e é uma antiga via asfaltada, por tanto uma caminhada bem confortável, apesar de ser uma boa subida. Dura uma hora e meia para subir. Tem uma trilha no mato também, que cobre um trecho do percurso. Recomendo pegar essa trilha na descida, se aproveita ela bem mais. A vista da pedra grande é espetacular, tem lugar para fazer pique-nique, e banheiros.

Seguindo a estrada depois da pedra grande, ela dá uma volta e volta para o caminho principal.

O segundo trecho, da pedra grande até o núcleo de Águas Claras, faz 3.5km (7km ida e volta), é relativamente plano e é de estrada de chão. Passa por um quiosque de madeira em volta do qual frequentemente aparecem macacos, um lago (também um bom lugar para pique-nique), e uma linda floresta cheia de samambaias.

Partindo pelas 10h, dá para fazer todo o percurso e voltar para a entrada até as 18h, quando o parque fecha.