YORIK’S COFFEE CORNER

You are currently viewing a single post of this guestblog.

Click here to go back the complete page. I would be glad to hear your comments, so don’t hesitate to leave me your feedback below. It will appear on the main guestblog page.


in categories  sketches  architecture  idsampa  projects  permalink:  226   posted on 29.09.2009 22:39
From Yorik

#idsampa 02: Transformar o minhocão em parque



Isto é uma ideia óbvia, que muitas outras pessoas já tiveram antes de mim, em São Paulo como em várias outras partes do mundo. O minhocão, para quem não vive em São Paulo, é um viaduto implantado de maneira totalmente catastrófica em volta do centro da cidade nos anos 70, destruindo o tecido social de vários bairros. Hoje, forma um "atalho" entre o leste e oeste da cidade, porque permite evitar o centro. Forma, diríamos, um micro-rodoanel.

A questão é de saber o que aconteceria se o minhocão não existisse. Entupiria o centro da cidade, como se temia na época em que foi criado? Eu me pergunto se ao contrário o minhocão não induz mais circulação, e que sem ele o fluxo de carros, em vez de se descarregar nas ruas do centro da cidade, não diminuiria, simplesmente.

O que fazer com o minhocão inutilizado então? Destruí-lo seria gastar mais dinheiro em vão, então porque não transformar ele em um parque gigantesco? O centro da cidade seria transformado, ganharia um cinto verde. Abrindo buracos e escadas, daria até para iluminar um pouco a avenida em baixo. E o prazer de circular a pé e de bicicleta no minhocão no domingo, que aconselho muito provar se você não conhece, seria permitido todos os dias.

Onde já foi feito algo similar:
  • New York: Um antiga linha de trem elevada foi reconvertida em parque suspendido

  • Singapore: O centro da cidade passou por um processo incrível de limpeza e incentivo ecológico, e é hoje a megacidade mais "verde" do mundo.

First and foremost, your name:

And your message:

To publish it, just press this ...