Casas sustentáveis?

Casas sustentáveis?

Aqui vai o texto de uma entrevista que fiz um tempo atrás, que acabou não sendo publicada. Em vez de jogar fora, achei melhor coloca-lo aqui... Se discordar de algo ou tiver mais explicações, por favor comente!

- Existe um interesse maior do consumidor em utilizar produtos sustentáveis mesmo eles elevando o valor final obra?

Aqui realmente não tenho muita ideia de até que ponto isso vai... Uma coisa está certa, existe um interesse muito grande que não existia antes. É só você entrar em qualquer loja que venda materiais de construção ou abrir qualquer revista sobre construção e decoração, você vai ver que o interesse está bem lá. Tudo virou "eco". Também tem que ficar consciente que ser sustentável é muito mais uma questão de atitude, quero dizer, escolher tal técnica, material, comportamento sobre tal outro, do que comprar materiais etiquetados como sustentáveis. Para dar um exemplo mais claro, você é muito mais sustentável quando recicla seu lixo do que quando sua casa é feita de tijolo "eco". Não custa necessariamente mais caro de ser sustentável. Dai não sei como se responde a essa questão. O interesse está ai, com certeza esse interesse incita as pessoas a olhar materiais ditos sustentáveis, mas até onde pagarão é uma questão de estudo de mercado...

- Mesmo levando em conta que o custo de uma construção sustentável é, pelo menos, 30% maior do que uma construção normal o governo pretende construir moradias populares que atendam a padrões de sustentabilidade. O valor cobrado pelas casas será apenas 10% maior do que o cobrado atualmente pelas casas da CDHU. É possível construir moradias sustentáveis populares a baixo custo? Como tornar essa obra mais barata?

É muito variável. Basicamente, sustentabilidade, em arquitetura, quer dizer algo assim: tornar-se, o máximo possível, independente das redes de abastecimento e evacuação, como: água, energia elétrica, esgotos e coleta de lixo. Ser sustentável é tentar consumir menos água, menos eletricidade, e gerar menos água usada no esgoto e menos lixo. Uma parte enorme disso todo pode ser feita simplesmente mudando suas atitudes, sem gastar um real. Claro que a indústria criou rapidamente toda uma gama de produtos destinados a ajudar você a cumprir essa tarefa, tais como aquecedores solares (que fazem você usar menos energia), materiais mais isolantes (que fazem você usar menos ar condicionado) ou circuitos de reuso de água (que fazem você usar menos água). Você também pode (e deve) considerar as redes das quais devemos menos depender não só como nossas redes públicas urbanas, mas como o nosso planeta todo. Dai, também, vira importante não consumir recursos ou gerar poluição. Ali entram materiais ditos sustentáveis, como madeiras de reflorestamento, que vem de florestas plantadas e não nativas, ou materiais cujo processo de fabricação gerou menos poluição ou consumiu menos energia. Mas como você agora já deve entender, de longe o maior ganho de sustentabilidade que você pode conseguir está nessas atitudes simples, e não tanto na compra de materiais eco. Com certeza você pode gastar muito mais que 30% com todos os últimos acessórios, e também com um gasto de 10% amais você já pode fazer uma mudança enorme.

- Que produtos você recomenda para pessoas que queiram deixar sua casa mais sustentável? (algo pratico e simples)

Muito mais importante que comprar produtos é adotar atitudes sustentáveis: gastar menos água, menos energia elétrica, e gerar menos lixo e água no esgoto. Só tentando fazer isso você vai conseguir muito mais resultado que comprando produtos e materiais feitos, afinal, para ajudar você a fazer isso. Tome banhos mais curtos, use menos a máquina de lavar roupas, separe e lave o lixo para coleta específica (ou, se não tiver, para que os catadores possam fazer um trabalho melhor), faça compostagem com lixo orgânico se você tiver um quintal, apague as luzes nos cômodos onde não tem ninguém, etc. Pense que a redução que você vai ver nas sua conta de luz tem um impacto igual no planeta, provavelmente muito maior que se você usa tal ou tal material de construção. Algo muito importante e muito simples de se fazer, especialmente importante no Brasil, é comprar somente madeira de reflorestamento. Hoje em dia não custa mais caro por isso (começa até a ficar difícil encontrar madeira NÃO sustentável), simplesmente tem que verificar que tudo que você compra de madeira, como madeira de construção ou móveis, seja feito com madeira de reflorestamento. Produtos industriais geralmente tem etiquetas, e marceneiros tem documentos de origem da madeira.

- Nas obras enterradas para uma construção sustentável que medidas "sustentáveis" são utilizadas?

Ai o ponto principal é o esgoto. Em regiões rurais, onde não tem rede de esgotos, o método tradicional é fazer um grande poço. As suas águas usadas vão cair dentro do poço, e, lentamente, se infiltrar no solo. Em regiões urbanas, você simplesmente conecta as suas tubulações de evacuação à rede de esgotos, e joga tudo ali. O resultado é o mesmo, você joga seus dejetos na natureza. Uma técnica relativamente simples de executar é instalar uma fossa séptica entre os tubos de saída da sua casa e a natureza. É, para resumir, um grande caixão de concreto, fechado, enterrado. Dentro da fossa, bactérias digerem as suas impurezas e a água que sai da fossa limpou tanto que dá para usar para coisas como irrigar plantas. Não custa muito caro no orçamento de uma casa e é fácil de instalar.

- Para erguer as paredes são utilizados que tipos de materiais?

Dentro de uma parede, os materiais geralmente utilizados são, em comparação do resto, pouco prejudiciais à natureza. Tijolo é, afinal, um produto natural. No Brasil, também não temos o problema que tem nos paises frios, onde as suas paredes tem que conservar a energia que você gastou para aquecer o ambiente. Existe controversa sobre o cimento, cujo processo de fabricação utilize e gera materiais poluentes, mas não temos hoje muitas alternativas a não ser construir em madeira ou em adobe (barro cru).

A pintura é um ponto onde você pode agir mais facilmente, pinturas são tradicionalmente fabricadas com vários componentes poluentes. Mas existem hoje vários tipos de pinturas mais respeitosas do meio ambiente.

- Quais os principais itens sustentáveis que ajudam na economia de energia elétrica?

Eu diria que o item principal é você mesmo. Quem consome energia é você, muito antes da sua casa. Usando menos seus aparelhos eletrodomésticos, você certamente conseguirá uma diminuição bem mais drástica de consumo do que usando aparelhos que ajudam você com isso.

Mas para dar uma resposta melhor, se você for olhar o consumo em Watts de cada um dos seus aparelhos eletrodomésticos, você vai ver que um dos que mais consomem é o chuveiro. Dai um dos aparelhos mais úteis são aquecedores solares de água. Tem diversos modelos e sistemas, e hoje em dia você encontre em todas as grandes lojas de equipamentos de casa. São sistemas feitos de um panel solar, onde a água circula, o sol esquenta ela, e ela fica armazenada em um tanque isolado. Quando você liga o chuveiro, a água já vem mais ou menos quente (dependendo se teve muito sol), e o chuveiro gasta muito menos para esquentar (você pode deixar ele na posição "verão" no inverno, e desligar ele completamente no verão).

- Na área externa/lazer da casa o que se pode fazer para deixar sustentável?

Ai não sei!

- Como funciona o processo de armazenamento da água da chuva? Como essa água pode ser usada no dia a dia?

É bem fácil armazenar. Basta montar uma cisterna (pode ser construída ou comprada pronta), instalar coletores de água nos beirais do seu telhado, se já não tiver, e enviar com tubos a água dos coletores na cisterna. Os cuidados para ter são simples: evitar que muitas impurezas que caem no telhado (folhas principalmente) caiam na cisterna, colocando grelhas nas saídas dos coletores, evitar que luz solar entra na cisterna (criaria algas), e evitar que insectos entram, colocando tela anti-mosquitos em todas as aberturas possíveis. Se você for colocar essa cisterna o mais alto possível (mas mais baixo que o telhado, claro, para que a água possa cair dentro), será fácil de usar essa água para várias coisas como regar plantas, lavar carros ou mesmo, o que é um pouco mais complexo mas absolutamente possível, descarga de água de vasos sanitários. Resumindo, para tudo que não for beber, comer ou higiene pessoal.