BLENDER TOOLBOX |
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O toolbox é acessível
apertando a tecla SPACE ou deixando apertado qualquer um dos
botões do mouse por alguns segundos |
Comando |
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Comando acessível em Object Mode |
Comando |
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Comando acessível em Edit Mode |
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Add |
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Mesh |
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Plane |
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Cria um quad (face com 4 vertices) |
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Cube |
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Cria um cubo |
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Circle |
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Cria um círculo feito com vertices e edges |
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UV Sphere |
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Cria uma esfera feita com quads |
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Ico Sphere |
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Cria uma esfera feita com triângulos |
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Cylinder |
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Cria um tubo fechado |
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Tube |
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Cria um tubo aberto |
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Cone |
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Cria um cone |
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Grid |
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Cria um plano já subdividido |
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Monkey |
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Cria uma cabeça de macaco do Blender |
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Curve |
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Bezier Curve |
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Cria uma curva tipo Bezier |
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Bezier Circle |
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Cria um círculo feito de curvas Bezier |
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NURBS Curve |
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Cria uma curva tipo NURBS |
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NURBS Circle |
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Cria um círculo feito de curvas NURBS |
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Path |
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Cria um caminho para animação |
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Surface |
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NURBS Curve |
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Cria uma área NURBS curva |
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NURBS Circle |
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Cria um disco NURBS |
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NURBS Surface |
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Cria uma área NURBS |
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NURBS Tube |
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Cria um tubo NURBS |
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NURBS Sphere |
|
Cria uma esfera NURBS |
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NURBS Donut |
|
Cria um anel NURBS |
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Meta |
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Meta Ball |
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Cria uma meta-bola |
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Meta Tube |
|
Cria um meta-tubo |
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Meta Plane |
|
Cria um meta-plano |
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Meta Ellipsoid |
|
Cria um meta-elipse |
|
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Meta Cube |
|
Cria um meta-cubo |
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Text |
|
|
|
Cria um texto |
|
|
Empty |
|
|
|
Cria um empty (objeto vazio para animação) |
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|
Group |
|
|
|
Cria uma copia de um grupo existente |
|
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Camera |
|
|
|
Cria uma camera |
|
|
Lamp |
|
Lamp |
|
Cria uma lâmpada tipo ponto |
|
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Sun |
|
Cria uma lâmpada tipo sol |
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Spot |
|
Cria uma lâmpada tipo spot |
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Hemi |
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Cria uma lâmpada tipo ceu |
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Area |
|
Cria uma lâmpada tipo área |
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Armature |
|
|
|
Cria um esquelete para animação |
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Lattice |
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|
Cria uma caixa de deformação |
Edit |
|
Enter Editmode |
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|
Entre em Edit mode |
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|
Exit Editmode |
|
|
|
Volta para o Object mode |
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|
Undo |
|
|
|
Desfaz a última operação |
|
|
Redo |
|
|
|
Refaz o que acabou de ser desfeito |
|
|
Extrude |
|
|
|
Extrude vertices, edges ou faces |
|
|
Duplicate |
|
|
|
Cria uma cópia do que está selecionado |
|
|
Duplicate Linked |
|
|
|
Cria uma cópia ligada do que está selecionado (modificar uma vai modificar a outra) |
|
|
Delete |
|
|
|
Deleta o que está selecionado |
|
|
Object Keys |
|
Show / Hide |
|
Mostra/esconde as objectkeys |
|
|
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|
Select Next |
|
Seleciona a objectkey próxima |
|
|
|
|
Select Prev |
|
Seleciona a objectkey anterior |
|
|
Vertices |
|
Merge |
|
Junta os vertices selecionados em um só |
|
|
|
|
Rip |
|
Rasga objetos onde está selecionado |
|
|
|
|
Split |
|
Separa pedaços de objetos onde está selecionado |
|
|
|
|
Separate |
|
Separa o que está selecionado em um novo objeto |
|
|
|
|
Smooth |
|
Arredonde objetos onde está selecionado |
|
|
|
|
Remove Doubles |
|
Deleta os pontos duplos (um em cima do outro) |
|
|
|
|
Make Vertex Parent |
|
Aparenta um objeto aos vertices selecionados |
|
|
|
|
Add Hook |
|
Cria um hook nos vertices selecionados |
|
|
Edges |
|
Make Edge/Face |
|
Cria edges entre os vertices selecionados |
|
|
|
|
Collapse |
|
Reduz os edges selecionados a um vertex |
|
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|
|
Bevel |
|
Cria chamfros no objeto |
|
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|
Loop Subdivide |
|
Corta um objeto inteiro com uma linha |
|
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|
|
Knife Subdivide |
|
Corta as faces selecionadas com uma linha |
|
|
|
|
Subdivide |
|
Divide o que está selecionado em 2 |
|
|
|
|
Subdivide Fractal |
|
Divide o que está selecionado com fractais (efeito "caótico") |
|
|
|
|
Subdivide Smooth |
|
Divide suavamento o que está selecionado (tenta manter curvas suaves) |
|
|
|
|
Mark Seam |
|
Impede smooth e subdivisão nos edges selecionados |
|
|
|
|
Clear Seam |
|
Retira o impedimento acima |
|
|
|
|
Crease Subsurf |
|
Cria um "vale" em um objeto com subsurf |
|
|
|
|
Rotate Edge CW |
|
Rotaciona os edges selecionados em sentido horário |
|
|
|
|
Rotate Edge CCW |
|
Rotaciona os edges selecionados em sentido anti-horário |
|
|
|
|
Slide Edge |
|
Desliza os edges selecionados |
|
|
|
|
Delete Edge Loop |
|
Deleta uma sequência circular de edges |
|
|
Faces |
|
Make Edge/Face |
|
Cria uma face entre 3 ou 4 vertices |
|
|
|
|
Fill |
|
Preenche uma sequência fechada de vertices com triângulos |
|
|
|
|
Beautify Fill |
|
Preenche uma sequência fechada de vertices com menos triangulos |
|
|
|
|
Convert to Triangles |
|
Converte todos os quads encontrados no que está selecionado em triangulos |
|
|
|
|
Convert to Quads |
|
Converte todos os grupos de 2 triangulos encontrados no que está selecionado |
|
|
|
|
Flip Triangle Edges |
|
Inverte os edges dos triangulos selecionados |
|
|
|
|
Set Smooth |
|
Ativa o modo smooth (alisado) no que está selecionado |
|
|
|
|
Set Solid |
|
Desliga o modo smooth no que está selecionado |
|
|
Normals |
|
Recalculate Outside |
|
Aponta as normais do que está selecionado para fora |
|
|
|
|
Recalculate Inside |
|
Aponta as normais do que está selecionado prar dentro |
|
|
|
|
Flip |
|
Inverte as normais do que está selecionado |
Select |
|
Border Select |
|
|
|
Seleciona com um retângulo |
|
|
Select/Deselect All |
|
|
|
Seleciona/deseleciona tudo |
|
|
Inverse |
|
|
|
Inverte a seleção |
|
|
Random |
|
|
|
Seleciona vertices ao acaso |
|
|
Non-Manifold |
|
|
|
Selecione vertices non-manifold (que pertencem a mais de duas faces) |
|
|
Sharp Edges |
|
|
|
Selecione os edges que formam um ângulo forte entre duas faces |
|
|
Linked Flat Faces |
|
|
|
Selecione as faces que fazem parte de um mesmo plano que as faces selecionadas |
|
|
Triangles |
|
|
|
Seleciona todos os triangulos |
|
|
Quads |
|
|
|
Seleciona todos os quads |
|
|
Non Triangles/Quads |
|
|
|
Seleciona todos os vertices e edges soltos |
|
|
Groups from Selection |
|
|
|
Seleciona os grupos que tem pedaços dentro do que está selecionado |
|
|
More |
|
|
|
Extende a seleção de um vertex em todas as direções |
|
|
Less |
|
|
|
Reduz a seleção de um vertex em todas as direções |
|
|
Linked Vertices |
|
|
|
Seleciona tudo que está ligado ao que está selecionado |
|
|
Vertex Path |
|
|
|
Tenta encontrar e selecionar um borda a partir do que está selecionado (edges que só pertencem a uma face) |
|
|
Edge Loop |
|
|
|
Tenta encontrar e selecionar um "anel" de edges a partir do que está selecionado |
|
|
Edge Ring |
|
|
|
Tenta encontrar uma borda que seja também um anel, a partir do que está selecionado |
|
|
Region to Loop |
|
|
|
Seleciona os edges que formam a borda das faces selecionadas |
|
|
Loop to Region |
|
|
|
Seleciona as faces dentro de um anel de edges |
|
|
Select all by Layer |
|
Layer 1-5 |
|
Seleciona tudo que está nos layers 1 a 5 |
|
|
|
|
Layer 5-10 |
|
Seleciona tudo que está nos layers 5 a 10 |
|
|
|
|
etc... |
|
|
|
|
Select All by Type |
|
Mesh |
|
Seleciona todos os objetos tipo mesh |
|
|
|
|
Curve |
|
Seleciona todas as curvas Bezier e NURBS |
|
|
|
|
Surface |
|
Seleciona todas as NURBS |
|
|
|
|
Meta |
|
Seleciona todos os meta-objetos |
|
|
|
|
Armature |
|
Seleciona todos os esqueletes |
|
|
|
|
Lattice |
|
Seleciona todas as caixas de deformação |
|
|
|
|
Text |
|
Seleciona todos os textos |
|
|
|
|
Empty |
|
Seleciona todos os emptys |
|
|
|
|
Camera |
|
Seleciona todas as cameras |
|
|
|
|
Lamp |
|
Seleciona todas as lâmpadas |
|
|
Linked |
|
Object IPO |
|
Seleciona tudo o que usa as mesmas IPO do que está selecionado |
|
|
|
|
Object Data |
|
Seleciona todas as cópias ligadas do que está selecionado |
|
|
|
|
Material |
|
Seleciona tudo o que usa os mesmos materiais que os objetos selecionados |
|
|
|
|
Texture |
|
Seleciona tudo o que usa as mesmas texturas que os objetos selecionados |
|
|
Grouped |
|
Children |
|
Seleciona todas as crianças dos objetos selecionados |
|
|
|
|
Immediate Children |
|
Seleciona os filhos imediatos dos objetos selecionados |
|
|
|
|
Parents |
|
Seleciona os pais dos objetos selecionados |
|
|
|
|
Siblings(Shared Parents) |
|
Seleciona os "pais compartilhados" dos objetos selecionados |
|
|
|
|
Objects of same type |
|
Seleciona todos os objetos de mesmo tipo dos objetos selecionados |
|
|
|
|
Objects on shared Layer |
|
Seleciona todos os objetos do mesmo layer do que está selecionado |
|
|
|
|
Objects in same group |
|
Seleciona os objetos que fazem parte do mesmo grupo do que está selecionado |
|
|
|
|
Object Hooks |
|
Seleciona objetos que usam hooks no que está selecionado |
Transform |
|
Grab/Move |
|
|
|
Move o que está selecionado |
|
|
Grab/Move on Axis |
|
X Global |
|
Move objetos só no eixo X (vermelho) |
|
|
|
|
Y Global |
|
Move objetos só no eixo Y (verde) |
|
|
|
|
Z Global |
|
Move objetos só no eixo Z (azul) |
|
|
|
|
X Local |
|
Move objetos só no eixo X original deles (o que eles tinham quando foram criados) |
|
|
|
|
Y Local |
|
Move objetos só no eixo Y original deles |
|
|
|
|
Z Local |
|
Move objetos só no eixo Z original deles |
|
|
Rotate |
|
|
|
Rotaciona o que está selecionado |
|
|
Rotate on Axis |
|
X Global |
|
Rotaciona objetos só em volta do eixo X (vermelho) |
|
|
|
|
Y Global |
|
Rotaciona objetos só em volta do eixo Y (verde) |
|
|
|
|
Z Global |
|
Rotaciona objetos só em volta do eixo Z (azul) |
|
|
|
|
X Local |
|
Rotaciona objetos só em volta do eixo X original deles (o que eles tinham quando foram criados) |
|
|
|
|
Y Local |
|
Rotaciona objetos só em volta do eixo Y original deles |
|
|
|
|
Z Local |
|
Rotaciona objetos só em volta do eixo Z original deles |
|
|
Scale |
|
|
|
Redimensiona (escala) o que está selecionado |
|
|
Scale on Axis |
|
X Global |
|
Redimensiona objetos só em direção ao eixo X (vermelho) |
|
|
|
|
Y Global |
|
Redimensiona objetos só em direção ao eixo Y (verde) |
|
|
|
|
Z Global |
|
Redimensiona objetos só em direção ao eixo Z (azul) |
|
|
|
|
X Local |
|
Redimensiona objetos só em direção ao eixo X original deles (o que eles tinham quando foram criados) |
|
|
|
|
Y Local |
|
Redimensiona objetos só em direção ao eixo Y original deles |
|
|
|
|
Z Local |
|
Redimensiona objetos só em direção ao eixo Z original deles |
|
|
Shrink/Flatten |
|
|
|
Traz tudo que está selecionado em um mesmo plano |
|
|
Shear |
|
|
|
Traz tudo que está selecionado em uma mesma linha |
|
|
Wrap |
|
|
|
Embala tudo que está selecionado |
|
|
ObData to Center |
|
|
|
Move todos os vertices para o ponto de centro do objeto |
|
|
Center New |
|
|
|
Move o ponto de centro dos objetos selecionados para o centro verdadeiro deles |
|
|
Center Cursor |
|
|
|
Move o ponto de centro dos objetos selecionados para onde está o Cursor |
|
|
Properties |
|
|
|
Mostra uma telinha com propriedades dos objetos selecionados (posição, escala, etc...) |
|
|
Mirror |
|
X Local |
|
Espelha os objetos selecionados para outro lado do eixo X (vermelho) |
|
|
|
|
Y Local |
|
Espelha os objetos selecionados para outro lado do eixo Y (verde) |
|
|
|
|
Z Local |
|
Espelha os objetos selecionados para o outro lado do eixo Z (azul) |
|
|
Snap |
|
Selection > Grid |
|
Move o que está selecionado para o ponto mais próximo da grade de fundo |
|
|
|
|
Selection > Cursor |
|
Move o que está selecionado para onde está o Cursor |
|
|
|
|
Cursor > Grid |
|
Move o Cursor para o ponto mais próximo da grade de fundo |
|
|
|
|
Cursor > Selection |
|
Move o Cursor para o que está selecionado |
|
|
|
|
Selection > Center |
|
Move o que está selecionado para o ponto de centro do objeto |
|
|
Proportional Edit |
|
|
|
Liga a edição proporcional ( o que se faz com vertices selecionados afeta um pouco os vizinhos deles) |
|
|
Clear/Apply |
|
Clear Location |
|
Reloca os objetos selecionados na posição que eles tinham quando foram criados |
|
|
|
|
Clear Rotation |
|
Remove qualquer rotação que foi aplicada aos objetos selecionados |
|
|
|
|
Clear Scale |
|
Remove qualquer redimensionamento que foi aplicado aos objetos selecionados |
|
|
|
|
Apply Scale/Rotation |
|
Grava as rotações e redimensionamentos no objeto, para impedir as 3 operações acima |
|
|
|
|
Apply Deformations |
|
Grava as deformações aplicadas com
caixa de deformação no objeto. Depois disso a caixa de
deformação pode ser deletada. |
|
|
|
|
Make Duplicates Real |
|
Separa as cópias ligadas dos originais. Cada um pode então ser modificada sem afetar as outras |
Object |
|
Insert Keyframe |
|
|
|
Inserir uma keyframe agora |
|
|
Make Links |
|
|
|
Ligar os objetos selecionados entre eles pelo material, textura ou conteúdo |
|
|
Make Single User |
|
|
|
Separa os objetos ligados pelo comando acima |
|
|
Copy Attributes |
|
|
|
Permite copiar várias coisas de um objeto para o outro (material, grupo, etc...) |
|
|
Parent |
|
Make Parent |
|
Fazer os objetos selecionados crianças do objeto ativo (último selecionado) |
|
|
|
|
Clear Parent |
|
Retira parentescos entre objetos |
|
|
Track |
|
Make Track |
|
Faz os objetos selecionados olhar para o objeto ativo (último selecionado) |
|
|
|
|
Clear Track |
|
Retira a imposição criada pelo comando acima |
|
|
Boolean Operations |
|
|
|
Permite efetuar
operações booleanas sobre os objetos selecionados
(união, substração ou interseção) |
|
|
Join Objects |
|
|
|
Junta os objetos selecionados em um só |
|
|
Convert Object Type |
|
|
|
Converte um objeto de um tipo para um outro |
|
|
Move To Layer |
|
|
|
Move os objetos selecionados para um outro layer |
Mesh |
|
Insert Keyframe |
|
|
|
Insere uma keyframe agora |
|
|
Show/Hide Edges |
|
|
|
Mostra/esconde todos os edges |
|
|
Show/Hide Faces |
|
|
|
Mostra/esconde todas as faces |
|
|
Show/Hide Normals |
|
|
|
Mostra/esconde as normais |
|
|
Subdivision Surfaces |
|
|
|
Mostra/esconde o efeito do subsurf nas faces |
|
|
Show/Hide Vertices |
|
Show Hidden |
|
Mostra o que foi escondido |
|
|
|
|
Hide Selected |
|
Esconde os vertices selecionados |
|
|
|
|
Hide Deselected |
|
Esconde os vertices que não estão selecionados |
View |
|
Viewport Shading |
|
Bounding Box |
|
Mostre só as "caixas" dos objetos |
|
|
|
|
Wireframe |
|
Mostra só os edges dos objetos (mode "arame", ou transparente) |
|
|
|
|
Solid |
|
Mostra as faces dos objetos, modo normal |
|
|
|
|
Shaded |
|
Mostra o efeito da ilumnação nos objetos |
|
|
|
|
Textured |
|
Mostra os objetos com texturas |
|
|
Ortho/Perspective |
|
|
|
Troca entre modo paralelo e modo perspectiva |
|
|
Local/Global View |
|
|
|
Troca entre vista geral e vista de perto |
|
|
Align View |
|
Center View to Cursor |
|
Centraliza a vista sobre o Cursor |
|
|
|
|
Align Camera to View |
|
Desloca a camera para que ela adote a vista atual |
|
|
|
|
Align View to Selected |
|
Mostra o que o objeto selecionado está olhando |
|
|
View Selected |
|
|
|
Centraliza a vista sobre o que está selecionado |
|
|
View All |
|
|
|
Mostra tudo o que tem na cena |
|
|
Play Back Animation |
|
|
|
Toca a animação até onde existe |
|
|
Camera Fly Mode |
|
|
|
Bota a camera em mode "voo" |
Render |
|
Passepartout |
|
|
|
Escurece o que está fora do campo de visão da camera |
|
|
Set Border |
|
|
|
Permite renderizar so um pedaçinho da cena |
|
|
Render |
|
|
|
Renderiza |
|
|
Anim |
|
|
|
Renderiza toda a animação |
|
|
Preview |
|
|
|
Toca porções de animação ja renderizadas |
|
|
|
|
|
|
|
Termos especificos usados: |
Vertex / vertices |
Um ponto dentro de um
objeto. Os vertices são o menor elemento de um objeto no
blender. Vertices são necessários para criar edges e faces |
Edge |
Uma linha que liga dois vertices |
Face |
Uma face é uma plaquinha de um objeto, que contém 3 ou 4 vertices |
Keyframe |
Uma imagem (frame) de uma animação que contém uma posição gravada de alguma coisa |
Object key |
uma posição gravada de vertices dentro de um objeto |
Cursor |
O "alvo" do blender, aquela coisinha vermelha e branca que sempre vem no seu caminho quando está trabalhando... |
Mesh |
Um mesh é um
tipo de objeto 3D que contém vertices, edges e faces. No
blender, todos os objetos são mesh, exceto os NURBS, cameras,
lâmpadas e emptys |
Quad |
Uma face de 4 vertices (as de 3 vertices são triângulos) |