DICAS BLENDER
Compilei aqui uma série de dicas e sites úteis para aprender a usar o blender:
Este é o site de onde se baixa o programa, sempre contém a última versão, qui fica atualizado mais ou meno a cada 3 ou 4 meses. Basta acessar, clicar no icone "download now", e escolher a versão que desejar baixar ("windows installer" na maioria dos casos). Quando o programa for baixado, é só abrir o explorer do windows e navegar para o lugar onde o programa foi baixado, executar ele para instalar o programa.
  • Botar o blender em português
Para quem quiser, o blender pode funcionar em português. Dentro do blender, acessar o menu de preferências (puxar a barra de menu superior para baixo), ir em "Language & Font", trocar o "Language: English" por "Language: Brazilian Portuguese", e ligar os 3 botões "tooltips", "buttons" e "toolbox".  Subir a barra de menu na sua posição original. Tudo que for alterado nessa tela de preferência sempre tem que ser salvo depois (Menu File > Save Default Settings).
Eu não aconselho botar em português, pois o nome dos objetos vai tambem ser traduzido (por exemplo mesh vira malha), e é bom se acostumar com o nome inglês de tudo isso, será muito mais fácil na hora de procurar coisas na internet. Todos os profissionais de 3D usam os termos ingleses.
  • Manual oficial do blender
O manual oficial, atualizado, assim como toda documentação oficial do programa (tem um monte de coisas, livros, cursos, etc...) está no endereço http://mediawiki.blender.org . A maior parte do material está em inglês, mas tem várias pessoas cuidando da tradução em português, e várias partes ja estão traduzidas e disponíveis no mesmo endereço.
Nota para quem se sente empolgado por tudo isso, ete site é um wiki, onde qualquer um pode acrescentar informação. Estão precisando de gente para ajudar à tradução em português...
  • Apostilha do Alpha Channel
Clicando aqui se pode baixar a apostilha elaborada pela escola Alpha Channel em São Paulo para o curso de blender que fizemos no ano passado. E na maior parte uma tradução do manual oficial,com algumas alterações. Esta apostilha data de 2005, portanto muitas coisas ja são desatualizadas. Mesmo assim, constitui uma boa base.
  • Importar modelos do Autocad
Existem dois métodos que funcionam bem:
  1. Passando em formato 3DS: Só pode ser feito com uma versão do Autocad até 2006. Selecionar "Export" no menu File, na tela que se abre escolher o formato 3ds. Selecionar os objetos que deseja exportar (escrever ALL <enter> seleciona tudo). Só os solidos, 3dfaces e regions serão exportados. Na telinha de opções que aparece depois, o parametro smooth angle define em quantas facetas as curvas serão quebradas, o número é o angulo entre duas facetas consecutivas, o menor o número o mais suave serão as curvas. O blender importa diretamente os arquivos 3DS (menu File > Import)
  2. Passando pelo sketchup: sketchup é um outro programa gratuito para fazer 3D, disponível no endereço http://sketchup.google.com . Uma vez o programa instalado, nele se pode importar diretamente arquivos DWG. Basta importar o arquivo e em seguido fazer menu FIle > Export > Vector Graphics, e escolher o formato "Google Earth (.kmz)". O blender importa diretamente os arquivos KMZ (menu File > Import).
  • Forums de ajuda para Blender
Existem vários sites na internet onde procurar informação e tirar dúvidas. Os maiores são naturalmente em inglês mas existem vários em português tambem:
- http://www.blenderartists.org (inglês): Este é o mais antigo e mais famoso site de usuários do blender. Quase tudo ja foi perguntado, comentado, respondido ali.
- http://www.blender.com.br (português): Este é o maior site de usuários brasileiros do blender, no momento está em reforma então se a página está inacessível, tente mais tarde...
- http://www.procedural.com.br (português): Outro site bem famoso no brasil
- http://www.3dzine.org/forum (português): O site de 3D 3dzine.org abriu recentemente um forum especial para blender, ainda não tem muita coisa mas o site é conhecido, então vai provavelmente crescer rapidamente.
- http://forums.cgsociety.org/forumdisplay.php?f=91 (inglês): A seção blender do site 3dtalk, um forum enorme e muito famoso de 3d.
Nesses sites as perguntas são geralmente respondidas rapidamente e com boa vontade por algum périto no assunto, mas é melhor conferir antes se a sua pergunta ja não foi feita por alguem outro, todos estes sites tem um botão "busca" para procurar nos forums. Para fazer uma pergunta em um forum, precisa geralmente se cadastrar.
  • Cursos de blender em vídeo
Existem muitas aulas de blender em vídeo na internet:
- http://www.blender3d.org/cms/Video_Tutorials.396.0.html (inglês) : Os vídeos oficiais do blender
- http://www.youtube.com/results?search_query=blender+3d&search=Search (inglês) : mais de 400 vídeos sobre o blender no youtube, ensinando quase qualquer coisa que é possível de fazer com o programa...
- http://www.youtube.com/results?search_query=blender+3d+portugues&search=Search (português) : desses 400, estes 20 são em português.
  • Site de notícias sobre o blender
Tudo que acontece no universo do blender, novas versões, novos livros, cursos, tutoriais (inclusivo os meus quando escrevo, um pouco de propaganda nunca matou ninguem), dicas, eventos, sai no http://www.blendernation.com
  • Modelos 3D gratuitos
Existem muitos sites contendo blocos 3D que podem ser baixados gratuitamente. Basta procurar "free 3d models" no google. Seguem alguns dos melhores:
- http://sketchup.google.com/3dwarehouse : Este é o site de blocos do sketchup, todos os blocos colocados ali são em formato sketchup e devem portanto ser exportados em google earth (.kmz) como descrevi precedamente. É a maior coleção de blocos 3D da internet.
- http://www.e-interiors.net : Um site que contém unicamente blocos de móveis de designer, em alta qualidade. Alguns são em formato 3DS, outros em DXF, que deverão ser abertos no autocad e exportados com um dos métodos que descrevi antes.
- http://www.turbosquid.com : Este site contém modelos pagos e gratuitos, para procurar unicamente modelos gratuitos, fazer um "advanced search" e especificar "maximum price = $0.00".
- http://www.3dlinks.com/links.cfm?categoryid=9&subcategoryid=91 : Este é uma lista regularmente atualizada de sites que contém modelos 3d gratuitos.
  • Texturas gratuitas
Vários sites tem texturas ou fotos que podem ser usadas como texturas, a grande maioria vem em formato JPG e pode ser usada com qualquer programa de 3D. Alguns sites tem textures chamadas "tiled", que significa que as texturas foram trabalhadas manualmente para poder ser repetidas (o lado direito combina exatamente com o lado esquerdo), outros são "non-tiled", que significa que usando elas, pode ser que aparecem as juntas entre uma unidade de textura e uma outra. Obviamente texturas tiled são mais interessantes, mas as vezes não precisa...
- http://www.cgtextures.com (tiled): O melhor site de texturas da net
- http://www.imageafter.com/textures.php (non-tiled) : Imagens de muito alta qualidade
- http://mayang.com/textures (non-tiled) : Fotos de alta qualidade para usar como texturas
- http://lemog.free.fr/lemog_v5/index.php?cat=4 (tiled) : texturas de resolução média, mas tem muitos materiais para arquitetura
  • Arquivos de exercício
Parte 1: modelagem. Baixar o arquivo DWG
Este é um exercício de modelagem previsto originalmente para o autocad 2007, mas que pode ser aplicado no blender tambem, especialmente visto as novas ferramentas de snap da versão 2.43. O arquivo contém uma planta, um corte e duas fachadas, já levantadas e colocadas no lugar certo. A imagem aqui em cima mostra o resultado a atingir. O arquivo contém tambem um layer congelado que mostra o resultado final. As etapas do exercício são as seguintes:
1- Abrir o arquivo no autocad
2- Se for trabalhar no blender, salvar o arquivo em DXF
3- No blender, importar o DXF
4- Comecar a erguer a geometria, elemento por elemento, criando primeiro placas com as polylines, depois extrudando elas
5- O modelo pode servir depois para treinar iluminacão e materiais
Parte 2: iluminacão e texturas. Baixar o arquivo DWG. Baixar o arquivo BLEND. Baixar as texturas.
Este exercício é sobre iluminacão e texturas. Os dois arquivos dwg e blend contem o mesmo modelo. A imagem acima mostra o tipo de resultado que se espera. A sequência de trabalho é a seguinte:
1- Analisar o modelo e imaginar o tipo de ilumnacão que deseja dar. A imagem acima pode servir de modelo.
2- Colocar uma ou duas luzes básicas, só para a cena não ficar preta
3- Colocar uma camera e ajusta-la até obter um bom angulo
4- Refinar e relocar as duas luzes básicas até iluminar corretamente a parte da cena vista pela camera
5- Comecar a texturagem, comecar com os materiais que aparecem mais, deixar os mais complicados para mais tarde
6- Refinar a iluminacão, colocando mais luzes se precisar, mas tentando ficar com máximo 4 ou 5 luzes
7- Fazer os mateirais mais complicados (pinturas, teto, piso reflexivo) e colocar as luzes acessórias ( que iluminam o teto da galeria)