Esboços para uma casa
Aqui está uma proposta de casa que fiz com a Maíra um tempo atrás. Está baseada nos seguintes conceitos:
- Não há necessidade de construir 4 pavimentos, como pedido inicialmente. O terreno é bastante grande (760m²) para poder fazer algo mais baixo.
- Nos pareceu melhor adotar uma configuração de "páteo" (os cômodos em volta de um jardim central) em vez de "torre" (os cômodos empilhados), porque daqui alguns anos terão vizinhos e as fachadas da casa estarão olhando para as paredes dos vizinhos, e também para aproveitar melhor o terreno grande e o belo paisagismo que daria para fazer nele.
- Na região nordeste, devido ao calor, os cômodos mais agradáveis são os que ficam adossados ao solo, porque a inércia do solo mantém o frescor. Nos parece melhor usar esses lugares privilegiados para quartos do que para carros.
- O páteo pode virar um tipo de "vale verde", formando taludes com a terra retirada das escavações, reaproveitando ela.
- Trabalhando em meio-níveis, a gente consegue um projeto muito paisagístico com pouquíssimas escadas e que fica muito baixo (a cota máxima está em 4.50m em relação à rua)
Fizemos então alguns desenhos de uma solução que imaginamos para a casa:
Este é uma vista geral da proposta. Botamos muito foco na vegetação, porque o terreno é grande e representa uma oportunidade muito boa de fazer um projeto muito integrado à natureza. Os blocos que contem os diferentes cômodos são protegidos por lajes ou telhados verdes, e tudo se abre para dentro, em volta de um "vale verde" central. Os carros ficam simplesmente abrigados em baixo de uma cobertura, liberando os espaços mais interessantes para usos melhores.
A imagem acima mostra a implantação (a rua está a esquerda). 1 é a entrada dos carros, 2 o "vale verde", 3 a aba principal, 4 a cobertura para os carros
A imagem acima mostra a entrada, a cobertura para os carros (que pode ser leve, metálica ou madeira), e no fundo, a entrada da casa. Atras da cobertura dos carros aparece a "torre" com a suíte principal
Acima está a planta do térreo. 1 é o estacionamento coberto para 4 carros, 2 contém área de serviço, lavabo, etc, 3 é uma cozinha semi-fechada que dá no 4, sala de jantar e 5, sala de estar. Todos esses espaços estão na cota 0, ou seja no nível da rua. O 6 é um estar íntimo, situado meio-nível mais baixo (cota -1.50).
Acima está a planta do andar superior, situado na cota +1.50 (meio-nível para cima). O único espaço a este nível é a suíte principal (5). As janelas ficam em cima das coberturas 3 e 4, que podem também ser telhados verdes (alias, isso providenciaria uma isolação térmica fantástica)
Este é a planta do subsolo (nível -1 em relação à rua, ou +/- cota -2.50). 1, 3, 4 e 5 são quartos, 2 são banheiros e 6 é um espaço aberto de convivência. Se chega aqui passando pela sala íntima (n°6 na planta do térreo). Todos os espaços estão abertos para o "vale verde" e nenhum quarto olha diretamente num outro quarto. Os banheiros recebem luz e ventilação pelo teto (eles estão um pouco fora da projeção dos pavimentos superiores)
Este é a vista do "vale verde", com a sala intima + suíte principal a esquerda, o bloco principal com quartos, cozinha, salas de jantar e estar a direita. Entre os dois terão as escadas.