Pato no tucupi

Artigo original em https://inventario.uncreated.net/?p=1165

O pato no tucupi é com certeza o prato mais famoso da região amazônica.  É muito fácil de preparar, se - é ali que reside toda a dificuldade - consegue encontrar todos os ingredientes. Para fazer um bom pato no tucupi por aqui, você deverá provavelmente esperar a viajem de um conhecido seu para Belém ou Manaus... Uma vez isso feito, ainda deverá aprender como cortar um pato,  o que é mais fácil do que parece, depois disso o preparo será bem simples. Para 5 a 6 pessoas, precisaremos de:

  • [Um pato (ou marreco) inteiro]
  • [1,5l de] tucupi  (bastante difícil de conseguir fora da região amazônica)
  • [1 maço grande de jambu] (impossível de conseguir fora da região amazônica)
  • [1 maço pequeno de alfavaca] (pode ser trocado por manjericão, mas se consegue fora da amazônia)
  • [Farinha d'água] (uma farinha de mandioca muito grossa)
  • [1 cebola grande]
  • [1 cabeça de alho]
  • [Sal, pimenta do reino]
  • [Pimenta cumari] (Amazonenses acham um horror por pimenta cumari no pato no tucupi, mas Paraenses gostam)

Corte o [pato] em pedaços como mostrado neste video, coloque os pedaços numa travessa com a [cebola] fatiada, o [alho] picado e uma boa pitada de sal, e asse em forno bem quente por 50 minutos a 1 hora, ou até que os pedaços de pato estejam bem dourados.

A carcaça do pato não servirá nesta receita, mas seria um crime desperdiça-la. Coloque ela junto com os miúdos do pato, se tiver, em uma panela, cobre com água, e deixe ferver com a panela tampada. Quando o pato estiver assado, você terá um caldo de pato incrível, que conservará alguns dias na geladeira (pode ser congelado também). Tente fazer uma sopa cozinhando alguns legumes nesse caldo, ou capelletti, você nunca terá provado algo parecido antes!

Voltando para o nosso pato no tucupi. Uma vez os pedaços de pato assados, coloque-los em uma panela, com o caldo que se formou. Adicione todo o [tucupi], e deixe ferver por uns 15 minutos. Lave as folhas de [jambu] e [alfavaca] (deixe os talos no jambu), e coloque elas na panela. Deixe cozinhar por mais 15 minutos em fogo baixo. Acrescente mais sal se precisar.

Sirva com arroz branco, [farinha d'água] (e [pimenta cumari] se gostar).