Sobre o FirefoxOS

Algumas semanas atrás comprei um telefone com FirefoxOS. Tem no momento dois modelos, vendidos pela Vivo. Um "barato", da Alcatel, e um "mais potente", da LG. Comprei o barato, que aliás custou R$ 180, frete incluido, e vem desbloqueado...

O aparelho

Comprei o mais simples principalmente porque queria hackear ele, e, bom, você tem mais coragem de hackear algo que não custou muito caro... Mas na verdade, o FirefoxOS é tão leve que esse telefone aguenta perfeitamente, é rápido, compara bem com qualquer telefone com android novinho, e não tenho muita certeza porque alguém precisaria de um mais potente. Outra vantagem, o Alcatel é vendido em vários outros paises já (Venezuela, Polônia, etc), enquanto o LG só é vendido no Brasil. Resultado, já tem um monte de documentação e tutoriais sobre o Alcatel na net, mas quase nada sobre o LG (pelo menos no momento, confio nos hackers brasileiros para resolver isso já já).

O ponto mais negativo é a câmera, que é razoavel, mas não tão boa assim. A bateria é OK, você precisa recarregar todos os dias se for usar o telefone bastante, mas isso é o lote de todos os smartphones...

O sistema

Na verdade a questão toda está ali. Para situar bem rápido: Tem 3 sistema operacionais comuns nos telefones celulares: Android (feito pela Google, o mais usado), iOS (o sistema da Apple, usado nos iPhones) e o Windows (tem uma versão especial para celulares). Como você pode perceber, os três são "filhos" de megacorporações. O Android é gratuito para os fabricantes de telefones, o que explica o seu enorme sucesso. Ele também é baseado em software livre (o Linux), mas veja bem, o Android em se não é software livre. Ele contém vários pedaços proprietários da Google.

Essa situação toda corresponde à guerra desenfreada que essas empresas fazem para ter o controle sobre o santo graal de hoje em dia: As plataforma de distribuição: Cada vez que você compra um aplicativo em um desses sistema, o dono (Google, Microsoft, Apple) recebe um porcentagem. Dai a tentativa de cercar você: em um telefone Android, você só pode comprar aplicativo no site da Google, mesma coisa para os dois outros.

O FirefoxOS não é feito por nenhuma megacorporação, mas por uma fundação sem fins lucrativos, a Mozilla, que já faz o famoso navegador internet Firefox, e também por dezenas de hackers pelo mundo afora. O código é totalmente aberto, não restringe você à nenhum lugar para comprar aplicativos (apesar de no momento só existir um, o oficial da Mozilla), nem é preciso ter uma "conta" na Mozilla ou em qualquer outro lugar, o seu celular não rastreia ou coleta dados sobre você, etc. Enfim, como você precebe, é uma questão antes de tudo política.

O sistema na verdade nasceu de um grande gambiarra: E se a gente pegava a parte "livre" do Android (o núcleo Linux, basicamente), e, em vez de rodar o Android, a gente tentava, por uma série de gambiarras, iniciar o Firefox diretamente nele? No final, a idéia funcionou muito bem, e acabaram acrescentando no Firefox pedaços necessários para funcionar como telefone (discador, receber/enviar SMS, etc). O legal é que toda a "base" é a mesma do Android, o que faz que em teoria qualquer aparelho que roda um poderia rodar o outro, e que a maior parte das ferramentas de desenvolvimento para Android também serve para o FirefoxOS. Outra curiosidade interessante, visto que todo o sistema do celular funciona dentro de um firefox, todas as coisas que você vê (o discador, os aplicativos, tudo) são na verdade "mini-páginas web". Isso é, escritas em uma linguagem bastante simples, acessível a "wanabee-hackers" como eu...

A usabilidade

Agora o que interessa: O sistema é bom? Bom, ai tem positivo e negativo, que vou descrever abaixo, mas o resumo é sim, é bom. É estável, simples de usar e rápido. O principal ponto negativo é a falta de aplicativos. Como o sistema é bem novo, ainda não tem muita coisa no "marketplace", que é de onde você instala aplicativos. Mas tem contrapartidas: Como todos os aplicativos são na verdade mini-páginas web, qualquer site web, desde que tenha uma versão adaptada a telas pequenas (a maioria dos sites populares tem), pode virar aplicativo, sem nada mais para fazer que apertar um botão "bookmark", que basicamente faz o mesmo que "gravar como aplicativo". Por exemplo, não tem oficialmente um aplicativo para o gmail, mas ao acessar o gmail, você transforma ele em aplicativo com um aperto de botão, depois disso você não vê mais a diferença com um aplicativo "nativo" (na verdade esse conceito não existe mais no FirefoxOS).

Mesmo assim, várias coisas ainda faltam, como aqueles aplicativos para chamar táxis, que todo mundo adora, ou o whatsapp, que tem um aplicativo mas que ainda não funciona muito bem (e bebe toda a sua carga de bateria rapidinho).

Fora isso, o sistema é incrivelmente maduro e estável, para algo tão jovem. Não vejo muita diferença com o Android ou o iPhone. Talvez seja tudo um pouco mais simples.

Na imagem acima, 1. a tela principal, 2. os aplicativos (ou "páginas web") instalados, 3. O FirefoxOS tem uma lista de sites "prontos para instalar como aplicativo", que você pode usar assim, a partir da web, ou instalados. 4. Para transformar um site em aplicativo, basta apertar a estrela.

Para resumir, eu diria: Se você já tem um iPhone ou um Android, você vai sentir falta de muitas coisas num FirefoxOS, eu desaconselharia, a não ser que você queira hackear ele (escrevi sobre isso também). Se você não está "pervertido" por esses sistemas ainda, ou que você não se importa tanto com isso, o que você quer se livrar um pouco das megacorporações, então eu recomendaria altamente. O Alcatel custa R$ 180, o LG mais ou menos o dobro, ambos são preços baratíssimos para um smartphone performante, com garantia e homologado pela Anatel. O LG com certeza tem câmera bem melhor, a bateria provavelmente também, embora não esperaria muito milagre, provavelmente você vai ter que carregar todos os dias do mesmo jeito. Suspeito que esses preços são meio reduzidos porque a Vivo não tem muita certeza ainda se vai pegar... Perguntei numa loja, e além de ali custar 100 Reais amais do que no site, a vendedora fez tudo o que podia para eu NÃO comprar esse telefone (Olha, é novo viu? É complicado! É muito diferente! etc)

Se você está interessado, uma última coisa: Você pode testar antes. Tem um simulador, que é um add-on para o navegador Firefox. Se tiver o Firefox instalado no seu computador, você instala o addon, dai você pode explorar o sistema a vontade, instalar coisas, etc...