Petit gâteau

Este post é um remake deste post original no nosso antigo blog de receitas comunitárias. É uma receita bem clássica minha, que minha mãe e minha tia não cansam de fazer. É muito fácil de fazer, não necessita bater ou usar nenhum eletrodoméstico além do forno, e se prepara em menos de 20 minutos, cozimento incluído. Perfeito para sobremesas improvisadas!

Estes bolinhos ficam com uma casquinha quebrada e crocante, e o interior fica mole ainda. Fica ótimo sozinho, mas pode também servir da maneira clássica com sorvete.

Ingredientes

para 12 a 15 bolinhos (dependo de quanto você enche as formas):

  • 100g de chocolate em barra amargo.
  • 100g de manteiga
  • 150g de açúcar
  • 50g de farinha de trigo
  • 2 ovos inteiros + 1 gema
  • forminhas de papel de 6cm de diâmetro mais ou menos. É importante usar formas de papel e não formas metálicas ou de silicone, porque o tempo de cozimento muda, e os bolinhos ficam um pouco grudentes, por tanto eles devem ser servidos no papel

Preparo

Aqueça o formo em 210°C. Derreta a manteiga e o chocolate junto, numa panela ou no micro-ondas. Misture com todos os outros ingredientes até formar uma pasta homógena e bem líquida. Dispõe 12 a 15 forminhas de papel numa assadeira ou chapa metálica, e despeja a massa nas formas. Bolinhos com mais massa cozinharão menos (mais parte mole e menos casca), eu sempre prefiro deixar eles mais finos para ter mais casca (portanto geralmente faço 15 bolinhos com as quantidades acima).

Asse por exatamente 9 minutos. Deixe esfriar por no mínimo 10 a 15 minutos, para que o bolinho se solte melhor do papel

Variação: versão grande

É possível fazer também uma versão maior deste bolo, usando uma forma de 22cm. O tempo de cozimento passa então a 15 minutos.