Bom dia Yorik. Semana passada resolvi buscar uma ferramenta BIM de código aberto para ser utilizado na Prefeitura Municipal de...

Bom dia Yorik. Semana passada resolvi buscar uma ferramenta BIM de código aberto para ser utilizado na Prefeitura Municipal de Carambeí no PR. E para minha felicidade me deparei com o FreeCAD, o Yorik e descobri que nem estamos assim tão distantes! Estou num alto astral tremendo, e muito feliz com essas descobertas. Tenho convicção de que o FreeCAD será mais uma ferramenta que possibiliará a disponibilização de serviços de qualidade para os munícipes. Espero podermos numa primeira etapa criar um workflow para modelagem dos prédios públicos em BIM que possibilitem gerar informações com as seguintes características:

  • Apresentar projeto Arquitetônico para aprovação de Alvará de Construção na prefeitura (automatizar a validação do projeto conforme legislação vigente)
  • Apresentar os projetos de prevenção e combate de Incêndio (automatizar a validação do projeto conforme legislação vigente)
  • Apresentar projeto de acessibilidade (automatizar a validação do projeto conforme legislação vigente)
  • Gerar lista de serviços e estimativa de custos dos serviços de manutenção predial (pintura, extintores, etc) para planejamento orçamentário anual e plurianual. É um projeto que fazemos questão de compartilhar compartilhar livremente com todos os municípios. Muito obrigado por disponibilizar tanta informação e espero poder contar com seu apoio para atingir nosso objetivo. By the way, estamos em paralelo trabalhando com o QGIS para gerar nossa base cartográfica para num futuro próximo implantarmos o GIS no município. GED+GIS+BIM Grande abraço.