Saucisse, compote, purée

Artigo original em https://inventario.uncreated.net/?p=28

O que está aqui acima é o prato favorito das crianças belgas. Saucisse é linguiça, compote é puré de frutas, no caso aqui de maçã, e purée é puré de batatas, como você sabe. Como é um ícone cultural belga, é bem diferente do que se come aqui no Brasil, e já que todo mundo adora, é imprescindível que esteja neste blog. As quantidades são para 4 pessoas.

  • [A puré de batatas]

Você precisará de [[1kg de batatas]], pegue as maiores possíveis, já que você vai ter que descascar! Descasque elas, corte em cubinhos e cozinhe em água salgada até que elas se esmaguem facilmente apertando com um garfo. Isto é mais ou menos 30 minutos. Escorre a água, acrescente [[um ovo inteiro]], uma [[meia-xicara de leite]], uma pitada de [[noz moscada ]]e outra pitada de [[pimenta do reino]]. Esmague bem tudo, e acrescente mais sal se falta.

  • [[A puré de maçã]]

Você precisará de [[1kg de maçãs]], qualquer tipo serve. Quando é para cozinhar, não tem tanta importancia, portanto sugiro que você compre simplesmente as mais baratas... Descasque as maçãs, corte em 4, retire a parte central que tem as sementes, corte em cubinhos e coloque numa panela com [[uma boa colher de sopa de manteiga]], d[[uas colheres de sopa de açucar mascavo]], uma pitada de [[canela ]]e uma outra pitada de [[sal]]. Deixe cozinhar com a panela tampada.

Mexe com frequencia com uma colher, e quando começa a secar e queimar no fundo, acrescente um meio copo de água. O cozimento vai levar uns 25 minutos, provavelmente você vai precisar acrescentar água 2 ou 3 vezes. Eu gosto de deixar queimar um pouquinho mais tempo que deveria no fundo da panela, dá um gostinho caramelado bem legal...

  • [[A linguiça]]

Compre [[600g de linguiça]]. Pode escolher qualquer uma, os belgas gostam das mais fininhas, de carne de porco, mas qualquer uma serve. Simplesmente coloque em uma frigideira que tenha tampa. Fure as linguiças com um garfo, tampe e deixe fritar na própria gordura. Tampe a panela, vire de vez em quando. Quando você acha que está pronto, corte uma das linguiças para ter certeza que está bem cozido.

Quer colaborar? Deixe um comentário! Nosso blog adora agregar!